quinta-feira, 6 de julho de 2017

Tema: Recortando textos
Etapas da aula:
1. Para facilitar a execução da proposta de aula de redação, divida os alunos em trios, pois assim eles poderão trocar ideias com os demais colegas;
2. Distribua recortes de textos de revistas ou jornais (trabalho que deverá ser feito previamente por você para que o tempo seja aproveitado ao máximo) para os alunos;
3. Peça para cada trio analisar os recortes que recebeu. Os alunos deverão estabelecer possíveis conexões entre os textos e deles extrair um tema;
4. É hora de escrever. Peça que os trios construam uma redação a partir de frases extraídas da coletânea de textos. Esse exercício deverá ser feito no caderno;
5. Ressalte a importância da correção ortográfica. Posteriormente, cada texto deverá sofrer uma revisão mais minuciosa, contemplando assim seus aspectos estruturais;
6. Prepare-se para ouvir construções engraçadas e absurdas: Peça que os trios façam a leitura dos textos em voz alta para a turma, que será responsável por julgar se o texto é coerente ou não.
A ideia principal da atividade é fazê-los perceber que, se não faz sentido, não é coerente. Se não estabelece relações sintáticas com outros elementos da redação ou se não faz uso adequado de conectivos, não é coeso. Depois que os alunos perceberem os problemas relacionados à estruturação do texto, sejam eles relativos à coerência ou à coesão, sugira algumas alterações e solicite que a turma corrija os textos produzidos.
As atividades diversificadas no ensino de língua portuguesa são muito importantes para que os alunos participem do processo dialógico no qual toda relação ensino/aprendizado deve estar fundamentada. Contudo, é preciso avaliar com antecedência sua aplicabilidade e pertinência ao conteúdo, pois jogos e brincadeiras não devem ser feitos sem antes ponderarmos sobre sua be, assim como o ensino tradicional, requerem reflexão e método.

Por Luana Castro
Graduada em Letras

Dísponivel em:http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/recortando-textos-sugestao-aula-lingua-portuguesa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Como deve ser a dinâmica para uma sala        de aula com alunos da Geração Touch            Screen? por  Aline Caron  |  maio 24, ...